BIBLIOTECA - Professora Iramara
A construção e a demolição da Estação Ferroviária de General Carneiro – Sabará
General
Carneiro – Carvalho de Brito (Bairros e Distritos de Sabará)
Carvalho de Brito é um distrito de Sabará
e compreende, atualmente, os seguintes bairros: Nações Unidas, Nossa Senhora de
Fátima, Vila Eugênio Rossi, Itacolomi, Vila São José, Vila Rica, Vila Eugênio
Rossi, Val Paraíso e Marzagão.
Em 1895, foi inaugurada a estação General
Carneiro na região da Fazenda Marzagão, com o crescimento do número de moradias
no entorno da Estação, a região passou a ser chamada de General Carneiro e em
1943 o distrito recebeu o nome de Carvalho de Brito.
A Estação Ferroviária
de General Carneiro e seu ramal ferroviário foram construídos para facilitar o
transporte de pessoas e de materiais destinados às obras de construção de Belo
Horizonte, a nova capital de Minas Gerais. Antes, o transporte de Sabará à
antiga região do Curral Del Rei era muito lento, feito quase sempre por
boiadas, que demoravam dias de viagem.
Quem cedeu o terreno
para a construção da Estação Ferroviária foi a Companhia Industrial Sabarense,
dona da fábrica de tecidos de Marzagão. Na época, a região, onde hoje fica o
bairro General Carneiro, tinha o nome de Arrudas. A Estação também nasceu com
outro nome: Entroncamento.
O nome “General
Carneiro” foi dado à Estação em 1894, em homenagem a um militar, o General
Antônio Ernesto Gomes Carneiro, morto no episódio do Cerco da Lapa (no Paraná)
e considerado herói na revolução Federalista de 1892-1894. A partir daí, a
região em volta da Estação passou a ser conhecida como General Carneiro.
O ramal ferroviário
foi inaugurado em 1º de fevereiro de 1895 para o tráfego de pessoas e
mercadorias, mas o prédio da Estação só foi totalmente concluído em 7 de
setembro de 1902.
O projeto de
arquitetura da Estação foi elaborado por José de Magalhães. O prédio era muito
bonito e diferente das outras estações, por “apresentar uma raríssima forma
triangular destinada a permitir as locomotivas manobras de retorno na mesma
direção”. (Jornal Nossa Comunidade, 1999, p.2). A Estação tinha 27 portas e
nenhuma janela!! A Estação de General Carneiro foi construída na mesma época em
que a Estação Central, de Belo Horizonte, onde hoje funciona o Museu de Artes e
Ofícios.
A Estação existiu por mais ou menos 70 anos. Ela foi demolida na década
de 1960. Na época da demolição, o diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil
em Minas, Sr. Bernardo Rosa Pimentel Barbosa, disse que ela seria demolida
porque era antifuncional. Em seu lugar seria construída uma outra estação mais
moderna, para melhor atender os passageiros. Ele falou também que reformar a
antiga estação ficaria mais caro do que construir uma estação nova.
A população de General Carneiro ficou revoltada com essa medida pois considerava a antiga estação como um valioso patrimônio histórico da região. As próprias crianças ficaram muito tristes com o desaparecimento da Estação, assim como todo o povo.
Link: General Carneiro, Estações: caminhos de uma história
https://www.youtube.com/watch?v=HhzTSTvn50o&feature=youtu.be
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